terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

1º SEMANA ACADÊMICA DE SERVIÇO SOCIAL

( Para ampliar e ver melhor click na foto)

" Quem não se movimenta não sente as correntes que o predem" - Rosa Luxemburgo

Programação

02/03 (Segunda-Feira)

08h às 11h - Mesa Conjuntura: Da crise à superação do capital?
EIXO I: A sociabilidade capitalista: da Revolução Francesa aos dias atuais.
Palestrante: Profº Ivo Tonet

EIXO II: Crise econômica: quem deve pagar essa conta?

Palestrante: Gustavo Pessoa

Local: Auditório da Reitoria


19h às 22h – Mesa Formação Profissional: Resgate histórico do Serviço Social em Alagoas: quando o ontem e o hoje se encontram.
Palestrante: Profª Drª Rosa Predes

Local: Auditório da Reitoria


03/03 (Terça-Feira)

08h ás 11h – CineSSocial – Documentários: Ilha das Flores e Tabuleiro de Cana – Xadrez de Cativeiro.
Facilitador (a): Fabiano Duarte e Adriano Havião
Local: Auditório da Biblioteca Central.

19h às 21h30min -
Mesa Universidade: Reforma universitária no governo Lula: O que está por trás disso?!*
Palestrante: Prof° Talvanes Eugenio
Local: Auditório da Biblioteca Central.


04/03 (Quarta- Feira):
08h às 11h - CineSSocial - Filme: Libertárias.
Facilitador: Geice Silva
Local: Auditório da Reitoria.

19h às 21h30min - Mesa Cultura: "Questão de Gênero": a opressão da mulher na sociedade capitalista.
Palestrante: Profª Rossana Marinho
Local: Auditório da Biblioteca Central.


05/03 (Quinta-Feira)
08h às 11h- CineSSocial - Documentários : Que Porra é Essa? A UNE somos nós?
Facilitador: Shuellen Peixoto (Estudante de Comunicação Social e membro do DCE-UFAL)
Local: Auditório da Biblioteca Central.

19h às 21h30min - Mesa Movimento Estudantil: "Nas ruas nas praças quem disse que sumiu aqui está presente o Movimento Estudantil!"
- A importância do Movimento Estudantil combativo na garantia da universidade pública de qualidade para todos.
Palestrantes: M.E. - Eli Magalhães (Membro do DCE - UFAL; MESS - Fabiano Santos (Coordenador ENESSO/AL) e CASS - Isabel Correia.
Local: Auditório da Reitoria.

06/03 (Sexta-Feira):
18h às 22h - Festa Temática: Frevo na praça
Local: Praça dos Bancos


É com muita satisfação que viemos através deste informar que logo após o carnaval, mais precisamente, nos dias 02,03,04,05 e 06 de março do ano que segue será realizada a 1ª SEMANA ACADÊMICA DE SERVIÇO SOCIAL UFAL.


O TEMA DA 1ª SEMANA SERÁ ACADÊMICA DE SERVIÇO SOCIAL SERÁ:
"Quem não se movimenta não sente as correntes que o aprisionam." Rosa Luxemburgo.

O valor das inscrições será de R$ 2.00. Poderão ser realizadas a partir do dia 18-02-2009. Pela manhã no C. A de Serviço Social da UFAL, tarde no laboratorio de informatica do serviço social UFAL e noite na Coordenação de Graduação de Serviço Social da UFAL ( bloco 16). As inscriçoes poderam, ainda, ser feitas com um dos membros do Centro Acadêmico de S. So .

Os participantes terão direito a certificado de 25 hs.


A Semana Acadêmica se desenvolverá em torno de palestras, oficinas e filmes direcionadas a estudantes, professores, profissionais da área. Os temas abordados nas palestras estão em perfeita consonância com a atualidade, como a discussão em torno do projeto ético-político do Serviço Social, diretrizes curriculares, Movimento Estudantil, Reforma Universitária, questão social, entre outras.


O objetivo principal da semana acadêmica é fomentar o debate acerca do Serviço Social e assim contribuir para acabar com o rótulo assistencialista. Sabemos que o serviço social atua por meio de políticas sociais realmente consistentes. A semana acadêmica (proposta de campanha do CA) foi elog
iada por professores, estudantes e técnicos. O CASS acredita que este será mais um passo para trazer a visão de que é possível criar um pensamento crítico dentro do Movimento Estudantil através de eventos deste tipo.

Esperamos que a aceitação seja total e que este seja o primeiro de muitos a serem realizados.


Poderá participar além de estudantes do Cursos, professores e pessoas interessadas.


Objetivos da Semana Academica


- Possibilitar o debate sobre os desafios e perspectivas colocados pela realidade brasileira ao Serviço Social, abrangendo: a formação acadêmica de qualidade; exame de proficiência, ensino a distância e precarização das relações de trabalho.
- Oportunizar um espaço de socialização de preocupações sobre o tema, bem como refletir sobre a ética profissional;
- Proporcionar a articulação entre a categoria profissional dos Assistentes Sociais e o curso de serviço social da UFAL.





terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Sejam Bem Vindos feras UFAL 2009

No campus Maceió, a recepção dos feras será de muita festa. Os feras do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas no campus A.C Simões serão recebidos nesta quarta-feira ( 11/12/08) pela manhã e a noite no bloco 16. A solenidade contará com a presença de membros do Centro Acadêmico de Serviço Social Rosa Luxemburgo UFAL. Iremos falar um pouco do histórico Estudantil e sua representatividade. Teremos ainda a Coordenadora do Curso, Reivan Marinho que falará um pouco da estrutura do curso de Serviço Social, seu funcionamento, grade curricular e muitos mais. A estagiária do Acervo Documental, Joelma Trajano, irá falar um pouco da estrutura física e funcional do mesmo. Na próxima semana teremos, ainda, a semana do fera.

EM ARAPIRACA...

Queremos destacar, ainda, que a recepção dos feras em arapiraca foi bastante interessante . Alguns estudantes, inclusive de Serviço Social do referido campus, indignado com o descaso da atual gestão da universidade para com o interior, realizou uma manifestação na recepção dos calouros. Sendo, somente, dessa forma a única possibilidade de chamar a atenção da comunidade em geral da realidade que o campus vive. Falta de salas de aulas, faltas de professores e muitos mais. Segundo o diretor do campus do interior , " foi um grupo de universitários do Pólo de Palmeira dos Índios promoveu um apitaço durante a calourada, mas o diretor Williams Soares dialogou com os estudantes sobre a importância de trabalhar conjuntamente para o fortalecimento da interiorização do ensino. "A Ufal está se expandindo para o interior buscando excelência no ensino e pesquisa. A grande maioria dos nossos professores tem mestrado e doutorado. Precisamos aproveitar a oportunidade histórica que temos de fortalecer o ensino superior público de qualidade no interior de Alagoas". O mais interessante é que ele utilizam o mesmo discurso do " senhor bonzinho da história" e sabemos que não é bem assim.

Depois da manifestação, os estudantes entregaram uma pauta de reivindicações que foi recebida pela direção do Campus e será avaliada pela reitora Ana Dayse Dorea. "Estamos fazendo todos os esforços para melhorar a estrutura do Pólo de Palmeira, e isso será feito", garantiu Williams. Esperamos que não fique somente na promessa!

Os feras tiveram ainda informações importantes para o início de sua vida universitária.

Alunos da UFAL denunciam a falta de estrutura

Protesto ocorreu no início da aula inaugural dos feras no Campus da Ufal de Arapiraca

Os feras da Universidade Federal de Alagoas, que foram recepcionados ontem pela manhã no campus de Arapiraca, ouviram dois panoramas distintos sobre o funcionamento e situação da Ufal no interior. Antes da pró-reitora de Graduação, professora Graça Medeiros Tavares, explicar o que a universidade tem a oferecer aos novos acadêmicos, os estudantes de Psicologia e Serviço Social do pólo de Palmeira dos Índios, como também alguns de Maceió, interromperam a aula inaugural para fazer um protesto reivindicando resolução de problemas na estrutura física da universidade no interior.
“Sem um acervo bibliográfico necessário para os estudantes, sem laboratórios e com professores e salas de aula em quantidade insuficientes, não dá para chamar isso aqui de universidade. O que temos hoje é a estrutura de uma escola de nível fundamental”, declarou a estudante de Psicologia, Tathina Braga, que entregou ao diretor do campus Arapiraca, Willams Soares, um documento contendo a pauta de reivindicação dos estudantes.

Veja a reportagem no link abaixo:

http://gazetaweb.globo.com/v2/videos/video.php?c=3113#


Fonte: Gatezaweb





"Quem não se movimenta não sente os grilhões que o prendem"
Rosa Luxemburgo

Contato: cadeservicosocialufal@gmail.com

GESTÃO 2009/2010 RUPTURA: Organizar para lutar...