sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Manifestação facífica do Movimento R.U para todos é destaque na mídia

Muitos ainda acreditam que a luta não é válida.E que o acontecem são baderneiros que acabam bagunçando/quebrando tudo nas vezes que é realizado alguém ato em prol da sociedade ou mesmo no universo universitário. A discussão é bem maior do que suponhamos/imaginamos.

Entretanto, gostaríamos de destacar que o movimento Estudantil ele é forte e organizado,sim! Prova disso foi o ato realizado na tarde do último dia 27 (quarta) de outubro na Universidade Federal de Alagoas no Restaurante Universitário (R.U.).

Entenda o Ato e a Ocupação do R.U. na Matéria anterior.

Segue abaixo o destaque dos Sites: CadaMinuto, Gazetaweb, Alagoas 24 horas, Tudo na hora dentre outros. O destaque foi justamente o Ato já mencionado na tarde do dia 27/10.

Estudantes ocupam restaurante universitário e servem comida grátis

18h55, 27 de Outubro de 2010
Danielle Silva
Alagoas24Horas
Campus da Ufal Maceió
Campus da Ufal Maceió
Estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que integram o comitê “RU para Todos” ocuparam na tarde desta quarta-feira, 27, o Restaurante Universitário, localizado no Campus A.C Simões para realizar um ato em defesa da recuperação do RU e sua ampliação para atender aos estudantes em sua totalidade.
O grupo ocupou a cozinha do restaurante, produziu a comida e desde as 17h30, quando o RU foi aberto, distribuem a comida de forma gratuita aos universitários. “Queremos com isso chamar atenção para a necessidade de a Universidade disponibilizar acesso a todos os estudantes e não apenas a um grupo selecionado, tanto em Maceió quanto nos demais campi”, defende o estudante de História, Jônatas Absalão, que integra o comitê.
Nesta tarde os integrantes do comitê ingressaram com uma petição no Ministério Público Federal (MPF) para garantir que a Justiça Federal determine o cumprimento da ação que obriga a Ufal a reformar o restaurante e ampliar o atendimento no horário do almoço a todos os universitários. Os estudantes conseguiram o apoio de 14 Centros Acadêmicos e mais de três mil assinaturas.
O processo que garante ampliação do RU foi aberto em novembro de 2005, mas a Ufal não cumpriu o acordo. Os estudantes voltaram a cobrar da Justiça um posicionamento em 2007 e a Universidade se comprometeu novamente a elaborar e executar o projeto “RU para Todos”, no entanto, já se passaram cinco anos e as reivindicações não foram alcançadas.
Jônatas Absalão explica que em 2007 a Ufal possuía aproximadamente doze mil estudantes e pouco mais de mil vagas para utilizar o restaurante. Hoje, com aproximadamente 17 mil estudantes, somente em Maceió, a quantidade de vagas é a mesma. “A situação fica ainda mais crítica no interior, onde os estudantes sofrem sem estrutura de campus, sem RU, e sem alojamento. E o acordo firmado em 2007 é claro quando garante a todos os estudantes da Ufal acesso ao RU”, ressalta.
Segundo o estudante de história, a Ufal é uma da poucas no país que não oferece o benefício aos estudantes. “Nas Universidades Federais do Ceará, Sergipe, Pará, Maranhão, Brasília e Rio de Janeiro, entre outras, o acesso ao restaurante é ilimitado e os preços variam entre R$ 1,00 e R$ 1,50. Nós também temos direito garantido pela Justiça Federal”, finalizou.
A Justiça concedeu 15 dias a contar do dia 3 de novembro para que a Ufal apresente uma solução para a questão. Caso a Ufal não se pronuncie poderá ser submetida a pagamento de multa.
http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=94546
Cada Minuto
Estudantes protestam e ocupam Restaurante Universitário
por Emanuelle Oliveira
No início da noite desta quarta-feira (27) vários estudantes, com o apoio de 15 Centros Acadêmicos (CA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ocuparam o Resturante Universitário (RU), em protesto ao número de vagas, que seria insuficiente para atender à demanda.
Os estudantes fizeram distribuição gratuita da comida que seria servida no local e reivindicam que o acordo entre a Ufal e o Ministério Público, feito em 2005, para a ampliação das vagas, seja cumprido. Hoje o processo foi reaberto, no intuito de que a discussão sobre a transformação do RU em um restaurante popular seja retomada.
Wilbson Ribeiro, que é representante do CA de história, explicou que o acordo previa o aumento no número de almoços e jantares, servidos a preços populares, afirmando que a mobilização aconteceu para que os estudantes tomem conhecimento do andamento da ação.
"O DCE também participa dessa mobilização, pois só são 1000 comensais, mas a Ufal foi ampliada. Muita gente precisa comer aqui e não pode pagar muito, só que existe uma restrição. Também queremos que os técnicos e a comunidade circunvizinha tenha acesso. A reitora prometeu e nunca cumpriu", lamentou.

4 comentários:

Anônimo disse...

Spiptgono

[url=http://healthplusrx.com/thrombophlebitis]thrombophlebitis[/url] ChoocaWaw

Anônimo disse...

I would like to thank You for being the member of this website. Please allow me to have the chance to express my satisfaction with Host Gator web hosting. They offer professional and express support and they also offer many [url=http://ceskeforum.com/viewtopic.php?f=67&t=721 ]HostGator discount coupons[/url].

I like HostGator hosting, you will too.

http://doterraforums.com/member.php?57071-SeennaImaxantbo

Anônimo disse...

Your information was very useful to me.Really impressed! Also, visit my site.
rotating masturbator cup
water based lubricant.

pg1234 disse...

สล็อต pg1234 ทางเข้า แจกฟรีเครดิต สามารถทำเงินได้อย่างรวดเร็วและมีความสนุกสนานได้ในที่เดียว pg slot การใช้สูตรที่เหมาะสมอาจช่วยเพิ่มโอกาสในการชนะ

"Quem não se movimenta não sente os grilhões que o prendem"
Rosa Luxemburgo

Contato: cadeservicosocialufal@gmail.com

GESTÃO 2009/2010 RUPTURA: Organizar para lutar...