terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Precariedade domina pólos da Ufal

Dois anos depois da implantação do projeto de interiorização, estrutura continua funcionando de forma improvisada

Por:MARCELO AMORIM - Repórter


Palmeira dos Índios – O projeto de interiorização do ensino universitário público federal em Alagoas, com a criação do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Arapiraca e seus pólos nas cidades de Palmeira dos Índios, Penedo e Viçosa é apresentado pela reitoria da instituição como inovador e modelo para outras universidades no Brasil. Porém, passados mais de dois anos de sua implantação, o que se pode constatar são problemas que vão desde a falta de professores e de espaços adequados para as aulas até questões como o acesso à internet, a aparelhos de telefone e fax.
E embalada pelos recursos do plano de reestruturação e expansão das universidades federais, o Reuni, a reitora da Ufal, Ana Dayse Dorea, anuncia a criação de mais um campus no município de Delmiro Gouveia, previsto para funcionar a partir de 2010. E por falar em recursos, esse é um tema que parece só interessar a quem o administra, não dizendo respeito, neste caso, a professores, funcionários e alunos da instituição, mesmo se tratando de verba pública.


Alunos de todos os cursos sofrem com deficiências


Arapiraca - A instalação do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no interior contou com o apoio das prefeituras dos municípios, que doaram terrenos e prédios para abrigar, em sua primeira fase, os 16 cursos ofertados em Arapiraca, Penedo, Viçosa e Palmeira dos Índios. Mas, passados os dois primeiros anos, os espaços não são mais suficientes para atender à nova demanda de estudantes que aguardam o resultado do vestibular. Terão de ser construídas mais salas de aula, em todas as sedes, para abrigar os novos acadêmicos.
Isso sem falar nas dificuldades de ordem estrutural já existentes, como a carência de laboratórios, bibliotecas, restaurantes, residência universitária, entre outras questões mais simples como até mesmo uma porta de banheiro.


Livros só chegam atrasados em Viçosa


Viçosa - A Fazenda São Luiz, que hoje abriga o curso de Medicina Veterinária, em outras épocas era o local onde funcionava o curso de Agronomia, pertencente ao campus de Maceió. Apesar de funcionar numa estrutura antiga, o pólo de Viçosa dispõe de uma infra-estrutura em boas condições e adaptadas para atender aos alunos, professores e funcionários. Ainda assim será preciso construir mais salas de aulas, para receber os novos alunos no próximo semestre. A maior carência é a falta de um hospital veterinário, para permitir avanços no aprendizado e nas pesquisas. A burocracia também impede que os livros cheguem à biblioteca em tempo hábil.
“Os livros têm chegado depois que o aluno já cursou a disciplina. A burocracia para a compra ainda passa pela biblioteca central da Ufal, que fica em Maceió”, informa Giuliano Gustavo Lesnau, coordenador do curso de Medicina Veterinária.


Reitora afirma que 2009 será diferente ( pura hipocresia!)


Arapiraca - A reitora da Universidade Federal de Alagoas, Ana Dayse Dorea, garante que, a partir de 2009, os atuais problemas ocorridos no campus de Arapiraca e seus pólos devem ser solucionados. Além de anunciar a realização de novo concurso público para o mês de janeiro, ela informa que as obras de infra-estrutura em andamento e as que precisam ser realizadas, também devem ocorrer neste próximo ano. Para ela, os alunos não têm compreensão de como é lidar com recursos públicos.
“Temos que cumprir prazos e seguir cronogramas. A partir de 2009 iniciaremos a construção de novas salas de aulas, do ginásio poliesportivo e piscina no campus de Arapiraca, do hospital veterinário em Viçosa, assim como dar continuidade a segunda etapa das obras iniciadas”, assegura a reitora, ressaltando que “depende da liberação do orçamento”, mas que “toda a verba já está pronta”.



No pólo “avançado” de Palmeira dos Índios, estrutura está inacabada: guarita não tem porta nem serviço de vigilância.
Foto: Marcelo Amorim







Fonte: http://gazetaweb.globo.com/v2/gazetadealagoas/texto_completo.php?cod=139634&ass=59&data=2008-12-21


Um comentário:

Anônimo disse...

Eu já fui professora de Arapiraca e é uma vergonha mesmo. Basta procurar saber como está a estrutura de outros campus dos estados vizinhos para ver que o que há é a mais pura e simples falta de gestão e seriedade dos responsáveis pela implantação desses campus. Aliás é uma falta de responsabilidade deixar que seja criado um campus em Delmiro Golveia, sem que os outros tenham a mínima estrutura de funcionamento.

"Quem não se movimenta não sente os grilhões que o prendem"
Rosa Luxemburgo

Contato: cadeservicosocialufal@gmail.com

GESTÃO 2009/2010 RUPTURA: Organizar para lutar...